Em reunião com três membros da Comissão do Setor Imobiliário da cidade, a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara (PSDB), anunciou a disponibilização de um espaço tributário online no site do Executivo, no endereço www.sumare.sp.gov.br).
O espaço virtual será uma opção de acesso aos moradores que necessitam de algum documento e que antes precisavam retirá-lo apenas no departamento tributário da administração, no Centro.
"O objetivo é aprimorar, aperfeiçoar e facilitar para o cidadão alguns serviços da prefeitura e, hoje, estamos lançando oficialmente estes serviços que já estão disponíveis em nosso site e que vão contribuir na otimização do tempo do contribuinte", afirmou a chefe do Executivo na ocasião.
A população poderá consultar 2ª via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviço) em exercício, certidão de valor venal e certidão positiva e negativa de IPTU e ISS. O acesso será por meio de links insno site da prefeitura que redirecionam para a página do acesso desejado.
No caso do IPTU, o contribuinte precisa ter em mãos o seu número, que pode ser consultado no próprio carnê do imposto, além do CPF.
Para acessar documentos de ISS, é preciso o CNPJ e número da inscrição municipal. O acesso de tributos web é outra ferramenta do sistema ERT, software que já gerencia os serviços financeiros da prefeitura.
"Essa medida vai facilitar o acesso da população a documentos que antes precisavam ser retirados apenas no Ceac (Central de Atendimento ao Contribuinte), ou seja, gerava um maior deslocamento. Procuramos facilitar e otimizar o tempo do contribuinte", comentou o secretário de Finanças e Orçamento, Hamilton Lorençatto.
BENEFÍCIO
"Todo o município será beneficiado com esta medida, pois todos os contribuintes poderão pedir a certidão de valor venal e certidão positiva e negativa de IPTU e ISS via Internet e isso vai acelerar o nosso trabalho. Essas facilidades eram aguardadas há tempos e o governo deu um avanço muito importante", disse o presidente da Comissão do Setor Imobiliário, Antonio Euclides Marcello.