ANÚNCIOS GOOGLE

terça-feira, 22 de abril de 2014

Começa hoje Feira de Troca de Livros em Americana


Começa hoje (22/4) a Feira de Troca de Livros, da Biblioteca Pública Municipal de Americana. A entrada é franca. Em quase quinze anos de história, a feira conquistou frequentadores cativos e contabiliza mais de 22 mil trocas realizadas. A troca de livros termina no dia 25 de abril e funciona das 9h às 17h.

Para participar, basta levar os livros que gostaria de trocar e escolher entre os que serão disponibilizados pela Biblioteca, entre romances e best-sellers. Os livros devem estar em bom estado de conservação. Além das trocas, alguns materiais, como livros didáticos antigos, estarão sendo doados aos usuários.

Cada edição – são duas ao ano - dura uma semana, período que pode se estender caso haja demanda e bons materiais para troca. O evento conta pontos para o município de Americana no ranking do programa “Município Verde e Azul”, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Prefeitura inicia atendimento às famílias sorteadas para Residencial Europa I

Contemplados na primeira lista serão atendidos entre quarta (09/04) e sexta-feira (10/04), na escola municipal do Jardim Novo Ângulo

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, inicia o atendimento às famílias sorteadas, no último domingo (06/04), para o Residencial Europa I, em construção no Jardim Novo Ângulo, pelo programa do governo federal Minha Casa Minha Vida. As famílias sorteadas para a primeira lista serão atendidas nesta quarta (09/04), quinta (10/04) e sexta-feira (11/04), das 9h às 16h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Junior, localizada na rua Adail Alves Silva, nº 525, no Jardim Novo Ângulo. Já as famílias da lista de espera serão atendidas posteriormente. As listagens completas podem ser conferidas abaixo.

Os contemplados no sorteio vão receber, durante o atendimento, uma listagem com os documentos que devem ser providenciados e entregues à Secretaria de Habitação. Estes documentos vão compor o cadastro único e o prontuário de cada família. A documentação também será analisada pela Caixa Econômica Federal, que vai avaliar se os sorteados se enquadram nos critérios do programa Minha Casa Minha Vida. O principal requisito é ter renda bruta familiar de até R$ 1.600,00.

Também durante o atendimento desta semana, os contemplados no sorteio poderão agendar a data em que entregarão os documentos na Prefeitura. Após a conferência dos documentos dos sorteados na primeira lista, a Prefeitura convocará as famílias da lista de espera, conforme a demanda.

A listagem de convocação contém a identificação das famílias por meio de numeração, de acordo com a ordem do sorteio. A primeira família sorteada é a de número 501, e assim por diante. Isso porque, além das unidades sorteadas, outros 500 apartamentos serão ocupados por famílias de áreas de risco ou ocupação irregular. A indicação direta de parte das moradias construídas pelo Minha Casa Minha Vida é exigência do Ministério das Cidades, como medida para reduzir o número de famílias em áreas de risco. “Além das 240 unidades sorteadas neste domingo, vamos beneficiar 500 famílias de áreas de risco com a indicação direta, totalizando 740 unidades entregues no Residencial Europa I”, destacou o secretário de Habitação, Francisco Raimundo da Silva. A previsão é que os apartamentos sejam entregues no segundo semestre.


Prefeitura de Sumaré e Coca-Cola FEMSA divulgam programação do ‘Praça da Cidadania’ no Ângelo Tomazin; evento acontece neste sábado (dia 12)

Todos os moradores da região do Jardim Maria Antônia estão convidados a participar da 2ª edição do programa “Praça da Cidadania”, que acontece neste sábado, dia 12 de abril. O evento, que reúne orientações e serviços gratuitos voltados à população, será realizado das 10 às 16 horas, na praça pública localizada na Rua Gervacina Alves Ferreira, bairro Ângelo Tomazin (próximo ao CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – e da Unidade Básica de Saúde do bairro).
Premiado internacionalmente, o “Praça da Cidadania” é uma iniciativa da empresa Coca-Cola FEMSA Brasil (que inaugurou um novo Centro de Distribuição em Sumaré) em parceria com a Prefeitura. O programa, que teve sua primeira edição em Sumaré em maio do ano passado, no Jardim Bom Retiro, recebeu em 2013 o prêmio “Reconhecimento a Melhor Prática em Responsabilidade Social 2013”, na categoria “Alianças entre Empresas”, concedido pelo Centro Mexicano para a Filantropia.
Serão mais de 20 serviços oferecidos de forma totalmente gratuita, entre eles, teste de glicemia, aferição de pressão, orientações sobre prevenção ao câncer, oficinas informativas sobre sexo seguro, massagem, informações nutricionais, atividade física, corte de cabelo, atendimento do Banco do Povo, “escovódromo” para as crianças e equipamentos de recreação infantil.
As atividades serão desenvolvidas em tendas onde voluntários da Prefeitura, Coca-Cola FEMSA e demais parceiros atenderão aos moradores. A expectativa da organização do evento é reunir cerca de 3 mil pessoas.
“Esperamos que toda a população da Região do Jardim Maria Antônia participe das atividades e repita o sucesso que tivemos na 1ª edição do programa, realizada no ano passado no Bom Retiro. A empresa é uma grande parceria do Município e, por meio de ações como o ‘Praça da Cidadania’, conseguimos atender a algumas demandas das comunidades beneficiadas pelo programa”, comenta a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara.
O objetivo do “Praça da Cidadania”, de acordo com a empresa, é a construção de uma rede solidária e integrada de ações capazes de promover melhorias na comunidade, oferecendo informações sobre vida saudável, atividade física e consciência ambiental, entre outros assuntos.
“O programa oferece às pessoas a oportunidade de dispor de informação e serviços muito úteis para uma vida mais saudável, além de dedicar um pouco do seu tempo para os cuidados da saúde e de seu bem-estar”, salienta a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Ana Flávia Rodrigues.
Além da Prefeitura de Sumaré, o evento contará com a parceria de empresas e instituições: Colgate, Faculdade Anhanguera, Instituto Embelleze, Leão Alimentos e Bebidas, Sesi Sumaré, Turma do Bem (organização que oferece tratamento odontológico gratuita a crianças e jovens carentes) e Universidade de São Paulo (USP).

PARTICIPAÇÃO DE SUMARÉ
Além de toda a programação oferecida pela Coca-Cola FEMSA e demais parceiros, a Prefeitura de Sumaré, por meio das secretarias municipais, também oferecerá diversas atividades à população.
A Fanfarra da Terceira Idade fará a abertura do evento. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer levará capoeira, atividades físicas, exposição de artesanato e apresentações de música e dança.
O Meio Ambiente distribuirá sementes e mudas de árvores, além de cartilhas informativas sobre arborização urbana e uma equipe técnica estará disponível para orientar a população e esclarecer dúvidas.
A Saúde colocará a disposição ambulância para atendimento a possíveis ocorrências e uma tenda será montada para receber os moradores e informá-los sobre Dengue, Doenças Sexualmente Transmissíveis, orientações sobre saúde bucal, exames de glicemia, aferição de pressão arterial e atualização de vacinas.
O Corpo de Bombeiros Municipal fará a distribuição de folhetos com dicas de segurança no lar e no trânsito, produzido em uma linguagem bastante acessível, com o objetivo de prevenir acidentes. A equipe estará no local para conversar com os moradores e expor equipamentos e veículos utilizados no dia a dia de trabalho, como o caminhão autobomba, unidade de resgate e viatura de comando.
A Inclusão Social também estará presente com ações de atualização do Cadastro Social, orientações nutricionais e demais serviços. Em parceria com a Educação, levará à comunidade do Maria Antônia o projeto “Alegrando”, com contação de histórias e outras atividades. A Educação também levará ao local um ônibus equipado para o desenvolvimento de atividades educativas.
Serviços Públicos dará apoio ao evento com a realização de trabalhos de manutenção e limpeza pública. O DAE colocará pontos de água para a população. A Câmara de Vereadores participará com advogados oferecendo orientações jurídicas. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão envolvidas no esquema de segurança durante todo o evento.
A Paróquia Santa Clara, com orientação do Padre Jonas, estará com um grupo de voluntários informando a população sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”.


Posto móvel de atendimento realiza exames no Jardim Santa Eliza

Dando continuidade ao cronograma de ações, na próxima quinta-feira (10), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, estará no Condomínio Canto das Águas, no Jardim Santa Eliza, para realizar, gratuitamente, testes rápidos de HIV e sífilis.
O posto móvel estará das 17 às 20 horas no local, que fica na Avenida Antonio Centurione Boer, nº 1518. Além dos exames, cujo resultado é sigiloso e fica pronto em 15 minutos, também haverá distribuição de preservativos femininos e masculinos e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção. 
No dia 15 (terça-feira), das 17 às 20 horas, o posto móvel estará na Avenida Iacanga, 916, Jardim Ipiranga (próximo à padaria do local). No dia 24/04, no mesmo horário, o CTA Itinerante ficará na Rua Fernando de Camargo, 537, Centro.
Desde o início do ano, o CTA Itinerante realizou 79 exames e passou por 11 bairros do município. Em 2013, 27 bairros receberam o posto móvel, somando um total de 516 exames.
Exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C podem ser feitos também no Centro de Testagem e Aconselhamento fixo que funciona na segunda-feira, das 7 às 20 horas, e de terça a sexta, das 7 às 16 horas. O endereço é Rua Cuiabá, esquina com Rua Ana Almeida Pioli, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Prefeita de Sumaré visita construção da nova Escola Municipal no Jardim Orquídea; unidade terá capacidade para atender até 360 alunos

Quem passa pela área onde está sendo construída a nova Escola Municipal do Jardim Orquídea, em Sumaré, já consegue visualizar a dimensão da nova unidade escolar, que terá capacidade para atender a cerca de 360 alunos que moram na Região do Picerno. Na última sexta-feira, dia 4 de abril, a prefeita Cristina Carrara foi conferir de perto o andamento das obras e recebeu a garantia, por parte da empresa contratada por licitação para realizar a obra, de que a entrega da escola à Municipalidade acontecerá dentro do prazo estabelecido em contrato, no mês de novembro.
A construção da nova Escola Municipal é realizada através de um convênio da Prefeitura de Sumaré com o Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 2 milhões, por meio da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). Em contrapartida à parceria com o Estado, a Prefeitura doou o terreno com 7.981 m² onde a escola está sendo construída.
“Esta é uma obra esperada há anos pelos moradores da região e que estava atrasada porque a gestão passada havia perdido a CND (Certidão Negativa de Débitos) por não cumprir com suas obrigações mensais. Regularizar todas as certidões negativas de débito foi um passo importante para a Prefeitura estar apta a receber os recursos do Governo Estadual e, hoje, podermos acompanhar esta obra acontecendo. A atual gestão está cumprindo com seus compromissos com a população e isto demonstra o trabalho de uma equipe séria, que respeita cada recurso arrecadado, administrando com austeridade e eficiência”, disse a prefeita Cristina Carrara.
O secretário de Educação, Paulo Pereira da Silva, também acompanhou a visita e destacou a importância da construção desta nova escola. “A construção desta unidade para o atendimento do Ensino Fundamental 1 é extremamente necessária e importante em razão da demanda sufocada em outras escolas desta região, além de proporcionar a contratação de novos profissionais para a Rede Municipal. A Prefeitura de Sumaré tem se empenhado de diversas formas no sentido de melhorar a qualidade de Ensino já oferecida aos pequenos cidadãos atendidos pela Municipalidade”, disse o educador.

CONSTRUTORA
Na fase atual de obras, a Sertenge Construtora Ltda., empresa vencedora do processo licitatório, está preparando a concretagem das vigas baldrames para, depois, começar a levantar as paredes. O muro no entorno do terreno também já foi levantado e a construção da calçada deve terminar nos próximos dias. Além disso, os portões de acesso, tanto o do estacionamento quanto o de entrada dos alunos, devem ser instalados dentro de 10 dias. O proprietário da empresa e responsável técnico pela obra, Pedro Messias Lacerda, também acompanhou a visita da prefeita.
De acordo com o projeto elaborado pela própria FDE, a EMEF do Jardim Orquídea terá 1.691,44 m² de área construída, com 6 salas de aula, divididas em três pavilhões. O espaço contará ainda com rampas de acessibilidade, refeitório e quadra de esportes totalmente coberta, com área de 618,63 m². Esta será a primeira Escola Municipal a contar com projeto paisagístico, prevendo gramado e arborização específica para a área.
A construção da escola, que teve ordem de serviço emitida em novembro de 2013, e tem prazo inicial previsto de duração de um ano. A previsão da Secretaria Municipal de Educação é para início de funcionamento já no ano letivo 2015, assim que as obras estiverem concluídas e o espaço estiver pronto e equipado para a utilização.

REDE MUNICIPAL

Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Sumaré, que engloba todas as unidades mantidas diretamente pela Prefeitura, atende a aproximadamente 22 mil alunos, distribuídos em 34 escolas municipais que oferecem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio Técnico e Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Outros 4.039 alunos são atendidos através do Proeb (Programa Municipal de Educação Básica), que “compra” vagas em creche em 46 instituições particulares da cidade.

Prefeitura de Sumaré intensifica ações de combate ao mosquito da dengue no mês de abril

Instituto Adolfo Lutz confirma 493 casos de dengue em Sumaré até a 12ª semana do ano
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensificou as ações de combate contra o mosquito da dengue em abril, mês que, historicamente, apresenta os números mais elevados de casos em toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Em 2013, por exemplo, foram quase 1,2 mil confirmações em Sumaré apenas no “mês 4”.
Entre as ações, já está sendo realizada desde, o último dia 7, a nebulização com “equipamento costal” no Parque Bandeirantes, na Área Cura, e no loteamento Nova Terra, da Região do Matão. Para esta ação, estão sendo utilizados dois carros da frota da Prefeitura, além dos trabalhos de 12 agentes de Controle de Endemias e um supervisor. Esses bairros receberão o “fumacê” até o dia 10 de abril, sempre entre 8h30 e 13 horas.
Já a nebulização na região compreendida pelo Parque Residencial Casarão, Vila Menuzzo, Jardim Macarenko e Parque Florença, bairros da Região Central, acontecerá nos dias 16, 23 e 30 de abril, das 18h30 às 22 horas, e contará com o apoio da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do Estado de São Paulo, da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) para a organização do Trânsito, além das secretarias de Educação e de Comunicação, para divulgação e distribuição de folhetos com orientações.
Além da nebulização, 14 agentes de Controle de Endemias e 4 supervisores se dividirão até o dia 30 de abril nas visitas casa a casa nesta mesma região, para a realização da busca ativa dos criadouros do mosquito da dengue, além de orientação aos moradores, nos bairros que já estão recebendo ou receberão o “fumacê”.

‘DISQUE DENGUE’
E, finalizando as ações de abril programadas até o momento, a averiguação das denúncias e reclamações advindas dos moradores através do “Disque Dengue” serão intensificadas durante todo o mês, em todas as regiões da cidade, com a participação de dois agentes de Controle de Endemias e um supervisor. Segundo a secretária de Saúde Tânia Pupo, a participação da população é primordial para o combate efetivo do mosquito da dengue.
“Precisamos muito da colaboração da população, não só nos cuidados com vasos de plantas, pneus e quaisquer recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito, mas também nas denúncias realizadas através do ‘Disque Dengue’. Como a dengue é um problema de Saúde Pública, é responsabilidade não só do Poder Público, mas também de toda a população, cuidar de sua residência e também denunciar caso veja alguma irregularidade”, afirmou.
O telefone do Disque Dengue é o (19) 3883-6014, e a ligação é anônima.

DENGUE EM SUMARÉ
Até o momento, o setor de Vigilância Epidemiológica de Sumaré registrou 1.623 notificações de casos suspeitos no município. Desses, 493 casos foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório que realiza os exames de sorologia para a dengue no Estado de São Paulo, outros 117 tiveram resultados negativos e 1.013 ainda estão aguardando resultados. Dois óbitos foram confirmados em decorrência da doença, e um óbito continua como suspeito.
Em 2013, Sumaré registrou quase 2,5 mil casos de dengue, o equivalente a praticamente 1% da população da cidade. O recorde histórico da epidemia foi em 2007, quando a cidade registrou 3.699 casos positivos.

Leia mais sobre a dengue em www.sumare.sp.gov.br, no link de “Notícias”.

Futebol feminino de Americana garante classificação antecipada na Copa Nova Odessa


O futebol feminino da Secretaria de Esportes de Americana goleou o Lemense por 7 a 1, no sábado, 05/04, no campo da Praça de Esportes Sebastião Barreira, e garantiu vaga na próxima fase da 1ª Copa Nova Odessa. As americanenses seguem com 100% de aproveitamento em quatro jogos disputados.
Com a goleada, Americana chegou aos 12 pontos ganhos, ficando com uma das vagas nas quartas de final da competição organizada pela Liga Nacional de Futebol (Linaf). Marcando três gols na partida, Daniella assumiu a vice-artilharia da Copa Nova Odessa com sete gols. Simone Moraes, Paula Ribeiro, Fabiana Garcia e Juliana Cyrena marcaram uma vez e encerraram a goleada.
“Conseguimos realizar uma boa partida e isso fez nos manter na liderança do grupo, como também garantir a vaga antecipada na próxima fase da competição. Agora é continuar treinando forte essa semana e manter o foco, pois teremos um grande duelo na próxima rodada”, comentou a técnica Rafaela Nicolete.
Na penúltima rodada da fase de grupos, as americanenses encaram Limeira, que ocupa a segunda posição da chave com nove pontos. O confronto acontecerá no sábado, 12/04, às 16h, no campo do Sindicato dos Papeleiros de Limeira.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Coca-Cola FEMSA Brasil anuncia início de operação do novo Centro de Distribuição em Sumaré

A Coca-Cola FEMSA Brasil anunciou nesta segunda-feira, dia 7 de abril, o início das operações do seu novo Centro de Distribuição, instalado em Sumaré, considerado o maior da América Latina. O empreendimento faz parte do programa de investimentos da companhia para redesenhar seu mapa logístico e produtivo e fica em um terreno de 113 mil metros quadrados na Área Cura.
Nos últimos dois anos, a empresa investiu R$ 82 milhões na construção do novo “CD”, considerado de grande eficiência logística devido ao fácil acesso à malha rodoviária formada pelas rodovias Anhanguera, Dom Pedro e Bandeirantes. Para a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, a chegada do Centro de Distribuição é motivo de orgulho para os sumareenses. “A Coca-Cola FEMSA Brasil é uma das maiores empresas do país. Estamos satisfeitos por termos oferecido condições para que a companhia nos escolhesse como o local desse novo empreendimento. Para os cidadãos, é mais uma mostra do potencial de desenvolvimento do Município, que atrai hoje diversas empresas e gera empregos”, disse.
A estimativa é de que a geração de empregos diretos e indiretos chegue a 900 postos de trabalho. Até o momento, mais de 600 colaboradores já começam a trabalhar na unidade. “Além do aumento na arrecadação de impostos, o novo CD da Coca-Cola FEMSA Brasil vai proporcionar aumento nos números de geração de empregos para atender os trabalhadores das famílias sumareenses”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Tomazin.
De acordo com companhia, além dos postos de trabalho com maior geração de renda para a população local, capacitação de mão de obra e melhorias no entorno do centro logístico, parte do lucro gerado pela operação será revertida à cidade em forma de ações sociais. “Assim como já fazemos em outras comunidades onde temos operações, queremos promover na região iniciativas que causem impacto positivo nas pessoas, como a Praça da Cidadania, Cartilhas de Consciência Empresarial e Caravana Social de Natal. Além dos programas sociais, a operação conta com sistemas sustentáveis que reafirmam o compromisso da empresa no desenvolvimento econômico e reforçam sua plataforma de sustentabilidade”, contou o vice-presidente Jurídico de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Eduardo Lacerda.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Nesse primeiro momento, o Centro de Distribuição contará com empilhadeiras de duplo garfo e, até o final do ano, com paleteiras elétricas e racks dinâmicos. O novo CD terá capacidade inicial de armazenamento de 12,8 mil pallets, na primeira etapa, ante 7,5 mil da antiga unidade em Jundiaí. Além disso, trabalhará diariamente com uma média de 189 mil caixas unitárias e fará cerca de 180 rotas fixas para atender as regiões de Sumaré, Campinas, Mogi Mirim, Limeira, Piracicaba e Rio Claro, entre outras cidades.
COCA-COLA FEMSA NO BRASIL
Esse empreendimento faz parte de uma série de investimentos da companhia visando crescimento no mercado brasileiro e o redesenho de seu mapa logístico e produtivo, que conta com a construção de um armazém vertical extremamente moderno e mecanizado na fábrica de Jundiaí e a construção de uma nova fábrica em Itabirito, em Minas Gerais. Em 2013, a Coca-Cola FEMSA Brasil ampliou o seu território de atuação quando comprou outras duas empresas do Sistema Coca-Cola Brasil (Spaipa, que atuava em todo o estado do Paraná e Ciaflu, que atuava em parte do estado Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo).
Com as aquisições, a empresa consolidou a sua posição como maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola no Brasil, responsável por cerca de 40% do volume do refrigerante no país. Para dar suporte a esta estratégia de crescimento a empresa já contava com a maior fábrica da Coca-Cola em volume de produção no mundo, localizada na cidade de Jundiaí (SP) e com outras três unidades fabris, em Belo Horizonte, Campo Grande e Mogi das Cruzes, além de 28 centros de distribuição. Com as aquisições da Spaipa e Ciaflu, a empresa passou a ter mais cinco fábricas: Porto Real (RJ); Marília (SP); Bauru (SP); Maringá(PR) e Curitiba (PR) e 11 CDs: Cambé (PR); Cascavel (PR); Araucária (PR); Ponta Grossa (PR); Regente Feijó (SP); Araçatuba (SP); São José do Rio Preto (SP); São José dos Campos (SP); Porto Real (RJ); Angra dos Reis (RJ) e Três Corações (MG).

Assim, juntamente com a nova fábrica de Itabirito (MG), o armazém vertical de Jundiaí (SP), as nove fábricas e os outros 38 CDs, o novo CD de Sumaré dará à Coca-Cola FEMSA Brasil o suporte e a eficiência logística que a empresa precisa para crescer de forma consistente. “Com a aquisição da Spaipa e da Ciaflu, a Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016, precisamos estar preparados para o crescimento da demanda por nossos produtos. Com o início das operações do Centro de Distribuição de Sumaré damos mais um importante passo na direção da construção de um mapa logístico e de produção alinhado com nossos objetivos de crescimento”, explica Eduardo Lacerda.

Com informações da Coca-Cola FEMSA Brasil

Banda Sinfônica de Sumaré tem apresentações confirmadas em abril para alunos da rede municipal e moradores da cidade

A Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorivel Gomes Barroca”, mantida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, tem apresentações confirmadas para os dias 11, 16 e 27 de abril, todos com entrada gratuita.
A apresentação do dia 11 de abril (sexta-feira), que começa às 14h30, será voltada aos alunos da EMEF Professora Neusa de Souza Campos, do Parque Rosa e Silva.
No dia 16 (quarta-feira), às 9 horas, será a vez dos alunos da EMEF Antonieta Cia Viel e da EMEF Ramona Canhete Pinto, do Parque Virgílio Viel e Jardim Minessota, respectivamente, conferirem a apresentação que acontecerá no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, por meio do projeto “Concerto Didático”, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com o objetivo de incentivar entre os alunos o gosto pela música erudita.
Já no dia 27 (domingo), às 20 horas, finalizando o calendário de abril, a Banda fará apresentação na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, no Jardim das Palmeiras, para moradores da região e convidados. O concerto tem entrada gratuita.

SOBRE A BANDA SINFÔNICA
A Banda Municipal de Sumaré foi criada por meio da Lei Municipal nº 1.887 de 19 de maio de 1987. Em 29 de agosto de 1990, pela Lei Municipal nº 2.188, foi denominada Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, em reconhecimento ao trabalho musical desenvolvido pela família Barroca, em especial ao patrono Dorival, conhecido popularmente por “Pico Barroca”. O maestro Pico foi o grande incentivador da implantação da Banda.
Em conjunto com o trabalho de apresentações, a Banda Municipal manteve uma Orquestra de Música Popular e uma Escola de Formação Musical, da qual se originou a Banda Municipal Infantojuvenil e vários Grupos de Câmara permanentemente atuantes na Cidade. Sempre sob a direção do maestro Márcio Beltrami, a Banda Municipal e a Banda Infantojuvenil participaram de vários campeonatos e concursos, ocasiões em que ambas conquistaram o tricampeonato estadual e nacional no período de 1989 a 1993.
Em 1994, o projeto musical foi desativado, retomando suas atividades apenas em julho de 1997. Desde então, a Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca” realiza trabalhos intensos, contando com o desenvolvimento de três projetos principais:
- Concertos Didáticos nas Escolas (ensaios mensalmente realizados nas escolas da Cidade, com o objetivo de levar aos estudantes o gosto pela música instrumental, mais conhecimento sobre os instrumentos que compõem a banda além de noções básicas sobre curiosidades e ritmos musicais);
- Concertos Especiais (apresentação de repertório com cunho erudito, apropriado para ambientes fechados, que tem como meta aumentar o envolvimento do público com a música de concerto);
- Grupos de Câmara (grupos instrumentais menores que atuam de maneira eclética, com repertório variado, realizando apresentações em espaços físicos menores e oferecendo ao público uma relação mais íntima com os instrumentos musicais. Tal trabalho exige aprimoramento técnico-musical de seus integrantes influenciando diretamente no desenvolvimento artístico da Banda Municipal).
Em 04 de abril de 2008, por meio da Lei n° 4.597, passou a ser denominada Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”.
 Segundo o superintende de Cultura Anésio Lanatti, a banda é um dos grandes orgulhos da cidade. “Sentimo-nos muito honrados em ter essa banda representando nossa cidade na área cultural. Possuímos ótimos músicos que se dedicam e amam a música, levando o nome de Sumaré para a região”, comentou.

SERVIÇOS

Dia 11 de abril
Local: Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza
Endereço: Av. Brasil, 1111, Nova Veneza
Horário: 14h30
Voltado para alunos da EMEF Profª Neusa de Souza Campos

Dia 16 de abril
Local: Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza
Endereço: Av. Brasil, 1111, Nova Veneza
Horário: 9 horas
Voltado para alunos da EMEF Antonieta Cia Viel e EMEF Ramona Canhete Pinto

Dia 27 de abril
Local: Igreja Matriz São Paulo Apóstolo
Endereço: Av Ivo Trevisan, 430 - Jardim das Palmeiras
Horário: 20 horas

Aberto ao público

Quinteto americanense toma conta do pódio na 6ª Corrida OBA de Campinas


Em um fato histórico para Americana, a Associação dos Corredores de Rua de Americana e Região (Asacorre)/Secretaria Municipal de Esportes dominou o pódio, terminando nas seis primeiras posições da Corrida OBA 2014, disputada no domingo, 06/4, em Campinas (SP).

Mais de três mil corredores participaram da sexta edição da prova campineira, que teve 8 km de corrida e 6 km de caminhada.  Com o tempo de 24min16s, Rogério Ferreira levou a melhor sobre os concorrentes e cruzou a linha de chegada para se sagrar campeão.

A equipe americanense completou o pódio geral da Corrida de Campinas com os atletas Edson Tibúrcio (vice-campeão), José Fonseca (terceiro lugar), Leonardo Prates (quarto colocado) e Vanderlei Tibúrcio (quinta posição). Tiago Silva completou o percurso na sexta colocação geral.


Na disputa entre as mulheres, a atleta Jéssica Bueno, representante da Secretaria de Esportes de Americana, foi a vice-campeão geral da prova campineira. Outro resultado expressivo foi conquistado por Aleudo Santos, que terminou na segunda posição da 8ª Corrida de Monte Mor.

Prefeitura de Americana prossegue com as obras no Hospital Municipal

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras Públicas, prossegue com as obras do novo Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, localizado na Avenida da Saúde - Nossa Senhora de Fátima. Nesta segunda-feira, 07/04, houve preparo para a pavimentação do estacionamento e, além disso, a equipe de manutenção elétrica também esteve no local para os serviços necessários.

A Rua das Violetas, localizada na Cidade Jardim, recebeu a equipe de pavimentação para continuação dos trabalhos. Já a equipe de tapa-buracos percorreu diversos pontos da cidade como, por exemplo, a Rua dos Colibris - Mathiensen, Rua das Alfazemas - Cidade Jardim - e Residencial Vitória.

Outra ação realizada hoje foi o início da construção do sarjetão na Rua José Veríssimo, no Antônio Zanaga; a boca de lobo situada na Rua Caetano de Campos – Residencial Vale das Nogueiras - foi reparada. O Centro de Cultura e Lazer (CCL) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José receberam a equipe de manutenção de calçadas. Houve corte e limpeza na Praça Arlindo Rocha Filho, localizada no Parque da Liberdade.


Exposição de artesanato produzido com recicláveis pode ser conferida no Centro de Memória até a próxima sexta-feira, dia 11 de abril

Visitada por cerca de 400 pessoas, a exposição “Reciclar para Preservar a Natureza” poderá ser conferida até a próxima sexta-feira, dia 11 de abril, no Centro de Memória Thomas Didona, das 8h30 às 16 horas, com entrada gratuita. O endereço é Praça da República, nº 102, Região Central.
A exposição conta com mais de 50 peças variadas, a maioria com pelo menos um elemento reciclado, produzidas pela artesã sumareense Alessandra Bravo. Ela lembra que o principal objetivo é despertar a consciência do público a respeito da importância da reciclagem para o meio ambiente.
Já imaginou transformar embalagens plásticas em cachepôs de plantas ou em porta prendedores de roupas? Nas mãos de Alessandra, discos de vinil, CD’s, latas de tinta, garrafas de vidro e diversos materiais recicláveis são utilizados para produzir móbiles, marca páginas e outros objetos decorativos.
“Quanto mais pudermos reciclar os materiais, melhor será para a natureza e, consequentemente, para a nossa vida. Existe essa preocupação no mundo inteiro e, por meio do meu trabalho, acredito que darei aos visitantes algumas ideias de como é possível reciclar materiais do nosso dia a dia, tornando-os úteis novamente”, disse Alessandra Bravo.
Transformar objetos usados em novos produtos para o consumo e, desta forma, oferecer uma finalidade ambientalmente correta à boa parte do lixo produzido pela sociedade moderna, estas são as principais finalidades da reutilização e da reciclagem dos materiais.

SOBRE A ARTESÃ

Nascida na cidade de São Paulo, a artesã Alessandra Bravo é moradora de Sumaré desde 1985. Criou a marca “Ateliê Alessandra Bravo” e é filiada à SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e à SOFIC (Sociedade de Filantropia Solidária) desde 2011.
Deu aulas de artes aos usuários do CRAS (Centros Regionais de Assistência Social), da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, além de ter participado de diversas exposições e feiras em Sumaré e Campinas. Venceu um concurso artístico com materiais recicláveis, promovido pela Prefeitura de Sumaré em 2003, e um concurso voltado ao meio ambiente promovido pela 3M em parceria com a Prefeitura de Sumaré no ano de 2005.
Quem tiver interesse em conhecer melhor o trabalho da artesã deve acessar a página do Facebook pelo link www.facebook.com/alessandra.bravo.509, ou entrar em contato pelo telefone (19) 99659-9817.


SERVIÇO:

Exposição “Reciclar para Preservar a Natureza”
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas (até 11 de abril)
Local: Centro de Memória Thomas Didona
Endereço: Praça da República, nº 102, Centro

Informações: (19) 3803-3016

Parceria entre Prefeitura de Sumaré e CPFL possibilita a troca de 549 geladeiras para famílias de baixa renda; substituição garante economia de energia

Por meio do programa “CPFL na Comunidade”, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e a Prefeitura de Sumaré concluíram a substituição de 549 geladeiras antigas por modelos novos e mais eficientes, pertencentes a famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do Município e no benefício da Tarifa Social da empresa distribuidora de energia elétrica.
A troca teve início em 17 de março e beneficiou moradores dos bairros Vila San Martin, na Região do Matão, e Parque Residencial Salerno, no Jardim Maria Antônia. De acordo com a CPFL, o investimento estimado foi de R$ 465 mil e a economia de energia será de aproximadamente 296 MWh/ano.
“Com o dinheiro economizado com a conta de luz, as famílias poderão investir em outras necessidades que visam o bem estar social, por isto, a parceria com a CPFL é de fundamental importância para a área social de Sumaré”, comentou a prefeita Cristina Carrara.
A troca das geladeiras é possível graças ao Programa de Eficiência Energética da CPFL e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para atender as cidades da área de concessão e parceiras da distribuidora de energia elétrica.
“A Prefeitura de Sumaré, por sua adimplência e parceria de toda a sua equipe, é uma das beneficiadas por este programa que não termina com a substituição das geladeiras antigas por novos modelos, mas segue com o acompanhamento das famílias beneficiadas, conscientizando-as sobre a importância do consumo consciente”, explicou recentemente Devanir Mantovani, gerente de Poder Público da CPFL.
De acordo com a empresa, as geladeiras antigas são encaminhadas para uma empresa que atende às normas mais rígidas de reciclagem seguindo o Programa Nacional de Resíduos Sólidos.

A CPFL segue um cronograma para atender às cidades de sua área de concessão (em todo o Estado de São Paulo, são 300 municípios atendidos). Em conjunto com as prefeituras, são selecionados bairros carentes. Para receber os benefícios, os clientes devem possuir o documento do NIS (Número de Identificação Social) e estar em dia com o pagamento das contas de consumo de energia elétrica.

Americana Basketball vence mais uma na Associação Regional

 O time adulto do Americana Basketball/Pague Menos garantiu sua segunda vitória consecutiva e manteve 100% de aproveitamento na Associação Regional de Basquetebol (ARB). O resultado positivo veio diante de Itatiba pelo placar de 102 a 77, no sábado, 05/4, no ginásio Marcos Antônio Gobbo, no bairro Jardim São Pedro.

O grande nome da equipe americanense na partida foi o ala Rafael Fusco, que anotou 27 pontos. Os experientes Gilson e Turcão marcaram 22 e 20 pontos, respectivamente, e também foram importantes para que o Americana Basketball conquistasse o segundo resultado positivo.

A vitória foi decretada logo no primeiro tempo, com os comandados do técnico Zezé indo para o vestiário vencendo pelo placar de 60 a 29, ganhando os dois primeiros quartos (27/11 e 33/18). O treinador americanense aproveitou para utilizar os jogadores da base, onde acabou perdendo os últimos quartos (23/20 e 25/22), mesmo assim, saiu vencedor pelo placar de 102 a 77.

A próxima partida do Americana Basketball, que tem o apoio da Prefeitura de Americana, Supermercados Pague Menos,  Topack do Brasil, NET e Unicred, acontecerá no dia 26 de abril, às 18h contra Hípica de Campinas, novamente no Ginásio Marcos Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro.

Categoria de base - Também no sábado, 05/4, a equipe Sub/17 do Americana Basketball venceu seu segundo jogo no Campeonato Paulista. Pela quarta rodada da primeira fase, os americanenses venceram São José dos Campos por 78 a 41, no ginásio Marcos Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro.

O próximo compromisso do Americana Basketball no Campeonato Paulista Sub-17 será diante de São Caetano do Sul, na quarta-feira, 09/4, às 19h30, em Americana.