Na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, em meio a muita emoção e
ansiedade, mas na mais perfeita ordem, em torno de cinco mil pessoas acompanharam o início do sorteio de 2.818 unidades habitacionais viabilizadas por meio de parceria entre Prefeitura de Sumaré e o Programa “Minha Casa, Minha Vida” – Faixa 1 (renda familiar de até R$ 1.600). Mesmo não sendo obrigatória a presença dos candidatos no Centro Esportivo Vereador “José Pereira”, milhares de sumareenses fizeram questão de
presenciar o início da realização do sonho da casa própria.
Logo no começo dos trabalhos, a primeira sorteada, a aposentada Odete Maria Oliveira Ávila, mal conseguia falar depois da emoção de ouvir a prefeita Cristina Carrara anunciar seu nome para que todos os presentes pudessem acompanhar. “Moro em Sumaré desde 2003 e não esperava (ser sorteada para a casa própria), ainda mais ser logo a primeira. Estou muito feliz. Vou morar com meu marido”, disse dona Odete, cujo nome estava na urna dos “Idosos”.
Durante o discurso que antecedeu ao sorteio, prefeita Cristina Carrara
salientou a importância de investimentos na área habitacional – neste caso, viabilizado através de parceria entre Prefeitura, Governo do Estado (através de aporte do Programa Casa Paulista) e Governo Federal. De acordo com ela, “Sumaré é o segundo município da Região Metropolitana de Campinas com mais unidades habitacionais em construção”. “Estão sendo construídas 5.636 unidades do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, sendo que 2.818 são para sorteio e 2.818 são para famílias indicadas, que vivem em áreas de risco e locais alvo de ações civis públicas, além de outros
critérios.
Um dos maiores sonhos de qualquer pessoa é ter a oportunidade de ter sua casa pra ter mais segurança com a sua família e nós, desde que assumimos, estamos trabalhando para que esse dia chegasse de maneira transparente e bem organizada”, disse Cristina Carrara.
Durante todo o processo que resultou no sorteio das 2.818 unidades habitacionais, cerca de 14 mil pessoas realizaram o agendamento prévio para a inscrição, sendo que, deste total, cerca de 9.750 pessoas conseguiram comprovar os critérios federais e municipais e, portanto, participam do sorteio.
A prefeita de Sumaré também lembrou aos presentes que, recentemente, ela e o restante dos membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) solicitaram ao Governo Federal a revisão urgente nos critérios de enquadramento das famílias beneficiadas pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida” – notadamente a elevação do limite máximo de renda
familiar.
“O critério de corte, de renda de 1.600 reais, deixou muita gente de fora
e nós achamos injusto. Nós defendemos que este valor seja aumentado para
incluir mais famílias que ficaram de fora, porque passaram um pouco do
valor da renda familiar. Estas pessoas não encontram no mercado condições
de ter sua casa própria, se não for por meio de programas dos governos
federal, estadual ou municipal. Tenho certeza que este apelo será
atendido”, concluiu.
Além da prefeita Cristina Carrara, a cerimônia que deu início ao sorteio de unidades habitacionais contou com a presença de diversos secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Habitação e vereadores.
SORTEADOS
Nesta quinta-feira, dia 7, foi realizado o sorteio dos 2.818 candidatos titulares e, nesta sexta-feira, dia 08, será a vez de sortear outros 2.818 candidatos suplentes. A segunda pessoa a ser sorteada desta quinta, a aposentada Maria da Silva Garcia vive há 16 anos em Sumaré e, desde então, aguarda a realização do sonho da casa própria. “Pago 400 reais de aluguel e é um sufoco. Agora é um sonho realizado”, concluiu.
Ao longo de todo o sorteio, a emoção foi grande para todos os candidatos
que tiveram os nomes sorteados durante a cerimônia. Em especial para Marinalva Xavier da Silva a emoção era dupla. O filho, portador de uma síndrome que trouxe uma série de limitações, deverá sair em breve do Hospital Estadual de Sumaré depois de cerca de 25 anos de internação. “Moro com minha mãe, mas passo a maior parte do tempo no hospital. Agora consegui o serviço de ‘home care’, junto à Prefeitura e ao Governo Estadual, e vou começar a planejar tudo para a chegada do meu filho”, disse ela, que foi uma das primeiras pessoas a serem sorteadas.
PROCESSO
Durante esta terça e quarta-feira, a empresa Indago Consultoria, consultada via licitação, e a Secretaria Municipal de Habitação realizaram a lacração das urnas com os nomes dos cerca de 9.750 candidatos inscritos.
As cédulas foram inseridas nas urnas de acordo com o número de critérios de
priorização obtidos pelos interessados, seguindo as regras federais e municipais. “Todo o processo foi bem transparente, democrático e aberto a todas as autoridades e população que quiseram participar. Aconteceram as inscrições, auditoria das inscrições e lacração das urnas, que foi finalizada na quarta-feira. É muito gratificante trabalhar em prol das pessoas que são merecedoras do nosso trabalho”, disse a secretária de Habitação, Geralda Magalhães.
O sorteio de unidades habitacionais foi feito obedecendo a ordem dos
empreendimentos das regiões do Matão (Residencial Loteamento Jardim das Estâncias – 1.156 unidades para sorteio), Nova Veneza (Residencial Jardim das Águas – 750 unidades para sorteio) e Área Cura (Complexo Residencial Itália – 912 unidades para sorteio).
Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, não será possível a troca de empreendimento pelos candidatos sorteados e, após o sorteio, em data e horário que serão divulgados posteriormente, todos deverão entregar documentos complementares à Secretaria Municipal de Habitação.
LISTA DOS SORTEADOS
A listagem com os nomes dos sorteados nesta quinta e sexta-feira estará disponível no Semanário Oficial do Município, no site oficial da Prefeitura(www.sumare.sp.gov.br), no Centro Administrativo de Nova Veneza e no Paço Municipal na próxima sexta-feira, 15 de agosto, e cabe aos interessados acompanhar o restante do processo.