Autoridades de segurança realizam acidente simulado com varias vitimas na manha deste sábado próximo ao Portal de Americana. Muitos motoristas estão surpresos com a cena.
ANÚNCIOS GOOGLE
GUIA COMERCIAL DO MATÃO
Páginas
Total de visualizações de página
sábado, 29 de março de 2014
quarta-feira, 26 de março de 2014
Defensora pública discute violência doméstica no Seminário sobre Direitos da Mulher
A defensora pública, doutora Ana Rita Souza Prata, coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Promoção dos Direitos da Mulher (NUDEM), abordou na manhã desta quarta-feira (26/3) o tema Violência Doméstica e Lei Maria da Penha, no plenário da Câmara Municipal de Americana. Segundo a secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Talitha De Nadai, que abriu o evento promovido pela Secretaria e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), o município de Americana conta com diversos órgãos e serviços de atendimento e deverá investir ainda mais em políticas públicas voltadas às mulheres.
“Este evento de hoje encerra as atividades que estamos promovendo desde o início do mês em vários pontos da cidade, visando a discussão e conscientização sobre os direitos da mulher e a divulgação dos serviços de atendimento prestados pela rede socioassistencial, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, pois este trabalho é feito em conjunto. Americana tem uma Delegacia da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Conselho Municipal e outros órgãos, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Centros de Referências nos bairros que dão todo o suporte para às mulheres e suas famílias. Precisamos avançar mais e estamos cuidando para que políticas públicas voltadas às mulheres sejam implantadas cada vez mais. Por isso, é importante mobilizar toda a sociedade para essa questão dos direitos, combate à violência e violação de direitos e a defensora pública trouxe muitas informações sobre os tipos de violência doméstica para o esclarecimento da população”, disse Talitha.
Para a defensora pública Ana Rita, a Lei Maria da Penha, instituída desde 2006, foi uma conquista para as mulheres e trouxe penalidades para os agressores e, a partir daí, houve um aumento das denúncias de violência doméstica praticada contra as mulheres. “Ainda é um crime considerado de menor importância em relação aos outros crimes e a maioria é absolvido por falta de provas. Mas quero dizer para as mulheres que formalizem a denúncia na delegacia, procurem medidas protetivas, saibam seus direitos e acreditem na lei, pois essa situação precisa mudar”, disse a defensora.
De acordo com a lei 11.340/2006 - Lei Maria da Penha, além da violência física, há punição para toda agressão psicológica, moral, sexual e patrimonial. Uma vez registrada a ocorrência na delegacia, o agressor poderá ser condenado de três meses a três anos de detenção. Para orientações, pode ser acionado o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher e, para denúncias, o telefone 181.
Também participaram do Seminário a presidente do CMDM, Antonia Vicente Gomes, a secretária adjunta de Ação Social Ilce Worschech, as subsecretárias de Desenvolvimento Humano, Alcimara Batalhão, e de Ação Social, Maria Clara dos Santos Graciano, a gestora de políticas públicas para as mulheres, Léa Amábile, e representantes de diversas entidades.
‘Dentistas do Bem’ na Ecola Municipal Nilza Thomazin, no Matão
Na manhã da última terça-feira, dia 25 de março, a Escola Municipal Nilza Thomazin, no Bairro Matão, mantida pela Prefeitura de Sumaré, recebeu a visita de uma dentista voluntária do Projeto “Dentistas do Bem”, iniciando uma serie de avaliações visuais da real situação bucal de cada um dos alunos que apresentaram autorização assinada pelos pais. A ação faz parte de um projeto que visa a qualidade bucal para o primeiro emprego.
O primeiro dia de ação, dedicado à triagem dos alunos, foi acompanhado pessoalmente pela prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, pelo secretário municipal de Educação, Paulo Pereira da Silva, e pelo vereador Cícero Ceará. “Esta é uma ação muito especial e que demonstra a importância da união entre as mais diversas áreas da nossa vida”. “Neste caso, a Saúde aliada à Educação e também ao Emprego, pois o projeto visa contribuir tanto com a qualidade de vida destes adolescentes quanto para proporcionar uma boa aparência no momento em que eles irão se apresentar para a entrevista de um primeiro emprego, por exemplo. Somos gratos aos ‘Dentistas do Bem’ por estarem em nossa cidade”, comentou a prefeita Cristina Carrara.
No projeto, os dentistas – no caso de Sumaré, a doutora Lia –, fazem a triagem nos alunos de 11 a 17 anos nas escolas públicas, e aqueles que apresentarem comprometimento sério na dentição, ou a grande necessidade de investimento na saúde bucal, são selecionados para receberem o devido tratamento de forma gratuita, até completarem 18 anos de idade. Cada aluno selecionado recebe uma carta com o nome e o número do telefone do dentista voluntário para marcar a consulta e tratamentos gratuitos.
“Estamos muito felizes em receber este projeto. Estes profissionais são voluntários e realizam o tratamento gratuito desde uma simples cárie até aparelho ortodôntico de forma gratuita. Claro que temos de lembrar que não significa que todas as crianças serão atendidas, isso dependerá a disposição dos dentistas voluntários. Mas, já estamos contentes em receber a triagem, pois é um grande passo”, disse o secretário de Educação.
Atualmente, a Escola Municipal Nilza Thomazin, uma das mais de 30 unidades da Rede Municipal de Educação de Sumaré, atende a 635 alunos nesta faixa etária. Os profissionais do “Dentistas do Bem” estão inseridos no grupo voluntário conhecido como “Turma do Bem”.
segunda-feira, 24 de março de 2014
Americana já vacinou quase 90% das meninas contra o HPV
Três mil setecentas e noventa (3.790) meninas com idade entre 11 e 13 anos já foram vacinadas contra o HPV em Americana. O número representa uma cobertura vacinal de 88% em relação ao total de adolescentes nessa faixa etária (4.322).
No último sábado, os postos médicos estiveram abertos e vacinaram 182 meninas. Desde o dia 10 de abril, a vacinação acontece nas escolas da rede pública e particular da cidade.
“O trabalho nas escolas já terminou. Agora, vamos condensar os dados e entrar em contato com as mães para saber o motivo o qual a filha não foi vacinada. Se necessário, equipe volante vai retornar nas escolas e vacinar essas garotas”, informou a subsecretária da Atenção Básica, Claudia Borelli.
“Com a nossa estratégia de vacinação, ultrapassamos em menos de duas semanas a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde: vacinar 80% do público-alvo”, ressaltou o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.
Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção” visa reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo uterino no país e é direcionada a meninas com idade entre 11 e 13 anos.
O esquema vacinal compreende em três doses. A segunda acontece seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos também após a primeira dose.
A Vigilância Epidemiológica vai fazer o monitoramento de todas as doses aplicadas nas adolescentes e a busca ativa para garantir o complemento do calendário vacinal. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.
Prefeita de Sumaré prestigia o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, realizado no dia 21 de março
A
prefeita de Sumaré Cristina Carrara participou na noite da última sexta-feira,
dia 21 de março, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, durante sessão
solene na Câmara Municipal de Sumaré. A Campanha deste ano tem como tema
“Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos
libertou”.
A
abertura da solenidade contou com a apresentação da Banda Sinfônica “Dorival
Gomes Barroca”, mantida pela Prefeitura de Sumaré através da Secretaria
Municipal de Cultura, Esportes e Lazer. Cristina Carrara destacou a importância
da Campanha da Fraternidade para incentivar debates na sociedade.
“A
igreja católica levanta a cada ano com a Campanha da Fraternidade temas de
relevância social e política, nacional e internacional, fazendo com que a
população se informe e debata sobre esses temas. Somente cidadãos cada vez mais
esclarecidos podem contribuir de forma positiva para melhorar a sociedade”,
afirmou.
Além
da chefe do executivo e autoridades religiosas, estiveram presentes o presidente
da Câmara, Dr. Rui Macedo, os vereadores Warlei de Faria, Josué Cardozo,
Henrique do Paraíso e Cícero Ceará, os secretários municipais, Moisés Paschoalin,
(Meio Ambiente), Coronel Ronaldo Furtado (Controle Interno e Transparência), a pesquisadora
e investigadora da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Tania
Teixeira de Sousa e, o secretário da CNBB Regional Sul I, Antonio Evangelista.
O
presidente do Legislativo, Rui Macedo, disse que a Câmara estará sempre de
portas abertas para a Campanha da Fraternidade. "Como fazemos parte da classe
política, temos o dever de zelar pela qualidade de vida da nossa população.
Como sabemos também que a campanha tem esse propósito, por isso nos colocamos à
disposição, sempre", afirmou. O encerramento do evento contou com uma
apresentação teatral dos jovens da Paróquia Santa Bárbara, da Área Cura, encenando
a dura realidade das crianças e jovens brasileiros.
Campanha
da Fraternidade 2014 O Vigário Forâneo da Paróquia São Miguel, Padre Leonardo
Piacente, celebrou o momento, dizendo ser um convite à sociedade a uma reflexão
mais profunda. “Estamos em tempo de Quaresma, e a Campanha da Fraternidade nos convida
para que voltemos o nosso olhar para o desafio da vivência da Fraternidade, num
mundo mercantilizado, onde a ganância de uns poucos, vitimam milhares de vidas
em todo o mundo por meio do tráfico de pessoas para o trabalho análogo à escravidão,
a exploração sexual, a adoção ilegal de bebês e crianças e o comércio ilegal de
órgãos humanos”.
Segundo
a palestrante e pesquisadora da PUC-SP E CNBB (Conferação Nacional de Bispos do
Brasil), Tânia de Sousa, as vítimas desse tipo de crime são atraídas com falsas
promessas de melhores condições de vida. “Normalmente o crime organizado
está por detrás das diversas modalidades de tráfico humano. As pessoas,
geralmente, são atraídas por criminosos que prometem de melhores condições de
vida em outras cidades ou países e, a partir daí, tem sua liberdade tolhida”,
afirmou.
O
Papa Francisco enviou uma mensagem para os bispos da CNBB e para todos os fiéis
do Brasil, afirmando que não é possível ficar impassível sabendo que existem
seres humanos tratados como mercadoria. O tema da campanha da fraternidade será
debatido até o fim do ano em todas as paróquias brasileiras. A Igreja Católica
quer conscientizar os fiéis e fazer com que denúncias cheguem às autoridades. A
ONU (Organização das Nações Unidas) estima que, atualmente, cerca de 2,5 milhões
de pessoas são vítimas do tráfico humano no mundo todo.
sexta-feira, 21 de março de 2014
Construção de galeria pluvial entra em fase de conclusão no Hospital Municipal
A Secretaria de Obras Públicas da
Prefeitura de Americana está finalizando a construção da galeria pluvial nas
obras do novo Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Segundo a equipe
responsável pela ação, a galeria será exclusiva para o hospital e a tubulação
foi interligada com a rede da Avenida da Saúde. A previsão de conclusão é para
a primeira semana de abril. Ainda nesta sexta-feira, 21/03, as equipes de
pintura e de construção de calçada também estiveram trabalhando no local.
A equipe de tapa-buracos
prosseguiu com as ações pela cidade. Desta vez, a operação aconteceu na Avenida
América, esquina com a Rua dos Berilos – Jardim Bela Vista - e nas ruas dos
Topázios – Jardim Bela Vista - , São Gabriel – São Manoel -, Paissandu – Vila
Galo -, Rua dos Cravos, nas proximidades da Rua das Violetas, na Cidade Jardim.
A equipe de hidráulica realizou
as manutenções devidas nas instalações do prédio do Poupatempo. A garagem
municipal recebeu a equipe de corte e limpeza; além disso, houve reparos nos
móveis. Uma equipe esteve Rua das Violetas – Cidade Jardim, onde instalou
guias.
Americana terá mais uma unidade do Centro Novo Dia para o Idoso
Espaço vai contemplar a região do
São Vito
A população de Americana vai
ganhar mais uma unidade de atendimento ao idoso na cidade. O prefeito de
Americana, Diego De Nadai, a secretária de Ação Social e Desenvolvimento
Humano, Talitha De Nadai e o deputado estadual Chico Sardelli anunciaram nesta
sexta-feira (21/3) mais uma conquista para a cidade, que ganhará a segunda
unidade do Centro Novo Dia para o Idoso. A região do bairro São Vito será
contemplada com a unidade, um investimento de R$ 855.397,61, com repasse de R$
500 mil da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e contrapartida da
prefeitura de R$ 355.397,61.
Outras regiões deverão ser
contempladas com as unidades do Centro Novo Dia para o Idoso, segundo o
prefeito Diego De Nadai. “É mais uma obra importante para a cidade, com o apoio
do deputado Chico Sardelli e do governador Geraldo Alckmin. O projeto vem dando
certo em Americana e a ideia é descentralizar o atendimento e levar este serviço
até outros bairros”.
A secretária Talitha explicou que
a região do São Vito foi escolhida após avaliação da demanda, porém a
abrangência será municipal. “Estamos muito felizes com essa nova conquista. Foi
um empenho da Secretaria, do prefeito Diego (De Nadai) e do deputado Chico
Sardelli, que tem nos ajudado muito com sua experiência e dedicação pela
cidade. A instalação do Centro Novo Dia foi escolhida no São Vito, território
que reúne uma grande concentração de idosos, mas deve atender toda a cidade. A
primeira unidade contemplou a região do Jardim São Paulo e os resultados já
estão e levaremos mais unidades para outras regiões, conforme a demanda”.
O deputado estadual Chico
Sardelli destacou que muitos projetos importantes para a cidade, apresentados e
pleiteados há algum tempo, estão sendo implantados pelo governo Diego De Nadai.
“O Diego e a Talitha, tiveram a sensibilidade de trazer essas ações que podem
contemplar toda a população. Como agente político, é minha obrigação prestar
contas do meu serviço. A população precisa saber se o cidadão é um bom
político”.
A primeira unidade do Centro Novo
Dia para o Idoso foi entregue no dia 25 de novembro de 2013, na rua Guerino
Gobbo, 499, no Jardim Glória, região do bairro Jardim São Paulo, numa área de
1.700 metros quadrados. A obra teve o investimento de R$ 1.008.717,97, sendo R$
700 mil investidos pela prefeitura de Americana e repasse de R$ 300 mil da
Secretaria Estadual, intermediado pelo deputado Sardelli. Atualmente, 15 idosos
são atendidos, com capacidade para até 40 pessoas.
O Centro Novo Dia para o Idoso do
São Vito será instalado à rua Vicente Caravieri. A área do terreno e de
2.124,59 metros quadrados, sendo 369,65 metros quadrados de construção. A
unidade terá um dormitório masculino, um dormitório feminino, ambos com closet
e banheiro, lavanderia, ambulatório, cozinha, despensa, salas de nutricionista,
de atendimento, de administração, de equipe técnica e salão de atividades,
banheiros feminino e masculino para
Pessoas com Deficiência.
Secretária Talitha entrega sala Cuidar e Ser Cuidado na APAE
Projeto da secretaria foi selecionado pela Hyundai
Na manhã desta sexta-feira (21/03),
a secretária de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Talitha De Nadai,
representando o prefeito Diego De Nadai, participou da entrega da sala do
projeto "Cuidar e Ser Cuidado", na sede da Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais de Americana (APAE).
Projeto da Secretaria, selecionado pela empresa Hyundai Motor Brasil,
viabilizou a aquisição de equipamentos para pacientes com Paralisia Cerebral.
Talitha destacou a parceria com a
Hyundai e a importância da Inclusão. “É uma alegria muito grande poder voltar
na APAE e realizar este projeto tão importante. Agradeço a todos que
colaboraram, empresa Hyundai, equipe da Secretaria e APAE por essa oportunidade
em ajudar, pois sabemos o quanto as crianças vão evoluir com estes benefícios e
isso nos incentiva a buscar ainda mais projetos que tragam qualidade de vida à
população”, disse Talitha, que é fisioterapeuta e atuou na APAE por nove anos.
O projeto da cidade foi
contemplado com recursos no valor de R$ 137.850,00 para aquisição de
equipamentos de integração sensorial, jogos pedagógicos e macas. Será
desenvolvido em parceria com a APAE e Redes Municipal e Estadual de Educação,
direcionado para Pessoas com Deficiência que apresentam defasagens no
desenvolvimento global e limitação funcional decorrente de quadro clínico, como
Paralisia Cerebral ou cadeirantes com dificuldades de motricidade orofacial e
deglutição.
A especialista de Assuntos Corporativos da
Hyundai, Juliana Andrade Alves da Cruz, se emocionou com o trabalho
desenvolvido na APAE e ressaltou o compromisso da empresa com projetos sociais.
“A Hyundai reitera esse compromisso com a sociedade, contribuindo para o bem
social dos pacientes e seus familiares. Fico muito emocionada em poder ver de
perto todo esse trabalho de amor desenvolvido aqui na APAE de Americana e
parabenizo a Talitha e toda sua equipe pelo empenho”.
O
presidente da APAE, Sebastião Adegas, também agradeceu as parcerias e disse
que a missão é tornar a APAE reconhecida em Americana e buscar de mais
parceiros para outros projetos. “A busca de novos conhecimentos envolve também
as empresas, que podem compartilhar desse trabalho. As famílias também são
responsáveis pelo sucesso do trabalho e devem incentivar as ações em casa,
orientadas pelos profissionais da APAE”.
Segundo dados do Censo 2010,
Americana possui 39.742 Pessoas com Deficiência e o desenvolvimento do projeto
"Cuidar e Ser Cuidado" permitirá o atendimento especializado para
cerca de cem pessoas com Paralisia Cerebral. Os atendidos no projeto serão
encaminhados pela Rede de Serviços Socioassistenciais e demais políticas
públicas e a família participará do Programa "Acolhimento", com
atuação de profissionais de Serviço Social e Psicologia. O programa vai
promover a continuidade do trabalho no ambiente domiciliar pelos pais e
cuidadores, ajudando no processo de reabilitação.
Também participaram da
inauguração da Sala “Cuidar e Ser Cuidado”, a secretária adjunta de Ação
Social, Ilce Carnaval de Mello Worschech, a subsecretária da Unidade de Atenção
aos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aparecida Florio, a diretora clínica da
APAE, Jocimeire Aparecida Pires Godoy, além dos profissionais da APAE e
convidados.
Artesã de Sumaré, Alessandra Bravo, expõe objetos produzidos com materiais reciclados no Centro de Memória Thomas Didona
Artesã de Sumaré,
Alessandra Bravo, expõe objetos produzidos com materiais reciclados no Centro de
Memória Thomas Didona
Sumaré, 21 de março de 2014.
Garrafas plásticas, que demorariam cerca de 100 anos para se decompor na natureza, transformam-se em lindos vasos e cachepôs para plantas nas mãos da sumareense Alessandra Bravo. Estes e outros objetos, produzidos artesanalmente a partir de materiais recicláveis, podem ser conferidos (e adquiridos caso haja interesse) até o dia 11 de abril, no Centro de Memória Thomas Didona. A exposição “Reciclar para Preservar a Natureza” tem entrada gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas. O endereço do Centro de Memória Thomas Didona é Praça da República, nº 102, Região Central.
A exposição conta com mais de 50
peças variadas, a maioria com pelo menos um elemento reciclado. Alessandra
utiliza discos de vinil, CD’s, latas de tinta, embalagens longa vida, garrafas
de vidro, entre outros materiais para produzir móbiles, marca páginas e outros
objetos decorativos. Mais de 200 pessoas já conferiram o trabalho da artesã
desde o dia em que a exposição foi inaugurada, em 10 de março.
“Quanto mais pudermos
reciclar os materiais, melhor será para a natureza e, consequentemente, para a
nossa vida. Existe essa preocupação no mundo inteiro e, por meio do meu
trabalho, acredito que darei aos visitantes algumas ideias de como é possível
reciclar materiais do nosso dia a dia, tornando-os úteis novamente”, disse
Alessandra Bravo, lembrando que o principal objetivo desta exposição é
despertar a consciência do público a respeito da importância da reciclagem para
o meio ambiente.
Transformar objetos usados em novos produtos para o consumo e, desta
forma, oferecer uma finalidade ambientalmente correta à boa parte do lixo produzido
pela sociedade moderna, estas são as principais finalidades da reutilização e da
reciclagem dos materiais.
SOBRE A ARTESÃ
Nascida na
cidade de São Paulo, a artesã Alessandra Bravo é moradora de Sumaré desde 1985.
Criou a marca “Ateliê Alessandra Bravo” e é filiada à SUTACO (Superintendência
do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e à SOFIC (Sociedade de Filantropia
Solidária) desde 2011.
Deu aulas de
artes aos usuários do CRAS (Centros Regionais de Assistência Social), da Secretaria
Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, além de ter
participado de diversas exposições e feiras em Sumaré e Campinas. Venceu um
concurso artístico com materiais recicláveis, promovido pela Prefeitura de
Sumaré em 2003, e um concurso voltado ao meio ambiente promovido pela 3M em
parceria com a Prefeitura de Sumaré no ano de 2005.
Quem tiver interesse em conhecer melhor o trabalho da artesã
deve acessar a página do Facebook pelo link www.facebook.com/alessandra.bravo.509,
ou entrar em contato pelo telefone (19) 99659-9817.
SERVIÇO:
Exposição
“Reciclar para Preservar a Natureza”
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16
horas (até 11 de abril)
Local: Centro de Memória Thomas Didona
Endereço: Praça da República, nº 102, Centro
Local: Centro de Memória Thomas Didona
Endereço: Praça da República, nº 102, Centro
Informações: (19) 3803-3016
Abertas inscrições para curso de educação digital, oferecido pela Prefeitura em parceria com Sesi
Candidatos podem se inscrever
gratuitamente a partir de segunda-feira (24/03), nos CRAS e no Paço Municipal
A partir de segunda-feira (24/03), a
Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento
Social, em parceria com o Sesi- SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo),
abre 120 vagas para o curso gratuito educação digital. Com o tema “Aprenda a
Clicar”, a formação ensina noções básicas de informática. As inscrições
acontecem das 8h às 17h, até a próxima sexta-feira (28/03), nos CRAS (Centro de
Referência de Assistência Social), no Jardim Amanda, Jardim Rosolen, Jardim
Novo Ângulo, Vila Real, e na Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social,
no 2º andar, do Paço Municipal, Palácio das Águas.(Confira os endereços abaixo).
A idade mínima exigida para se
inscrever é de 16 anos e o participante precisa demonstrar conhecimentos de
leitura e escrita. A proposta pedagógica é incentivar as relações dos jovens e
adultos trabalhadores com o aprender, de modo diferente do habitual,
proporcionando motivação e desenvolvimento do potencial com relação ao “ mundo
digitalizado”, além de ampliar o conhecimento para atuar no mercado de trabalho.
O curso, com duração de 30 horas, tem
início no dia 31 de março e será realizado na unidade do Sesi- Hortolândia,
localizada na Rua Antonia Mancini Pinelli, 755, Vila São Francisco, na Região
Central. Serão 30 participantes por turma. Às turmas serão dividas de segundas
e quartas-feiras, às 17h às 19h, acontece a turma 1º, das 19h às 21h a turma 2.
Já as terças e quintas-feiras a turma 3 ocorre das 17h às 19h, e a turma 4 das
19h às 21h. As avaliações dos alunos é feita durante o processo de ensino e
aprendizagem. Para receber o certificado de conclusão, o aluno deve ter no
mínimo de 75% de frequência.
De acordo com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social,
Rosana Nascimento da Silva, o objetivo da Administração é proporcionar cursos
de qualificação em parceria com institutos renomados, que possuem profissionais
capacitados e certificado garantido. “A qualificação profissional para
população é prioridade do prefeito Meira, e esta parceria é a garantia do plano
de governo sendo executado. Agora o município conta com o ensino eficaz dos
três S, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai( Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi. Em breve, abriremos novas turmas
com leque de cursos abrangentes como Espanhol, Inglês e Produção Textual ”,
destacou Rosana.
ENDEREÇOS
CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O CRAS é uma unidade de serviço
público de assistência e desenvolvimento social que oferece serviços de auxílio
à renda, cursos, oficinas pedagógicas, entre outras atividades assistenciais de
proteção básica às famílias.
CRAS Amanda
Rua Washington Luis, 977 - Jardim
Amanda II
Telefones: 3909-3642 | 3909-2140
Telefones: 3909-3642 | 3909-2140
CRAS Rosolen
Rua Guido Rosolen, 177 - Jardim
Rosolen
Telefone: 3809-3164
Telefone: 3809-3164
CRAS Vila
Real
Rua João Barreto da Silva, 100 - Vila
Real Continuação
Telefones: 3909-2292 | 3909-0627
Telefones: 3909-2292 | 3909-0627
CRAS Novo Ângulo
Rua Francisco Bereta, 330 - Jardim
Novo Ângulo
Telefones: 3809-1945 | 3845-7629
Telefones: 3809-1945 | 3845-7629
PREFEITURA DE HORTOLÂNDIA
Avenida Olívio Franchescini, 2.500,
Remanso Campineiro
Prefeitura inicia articulação com jovens para eleger Conselho Municipal da Juventude
Jovens são chamados a participar de ações para o desenvolvimento de políticas públicas
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da secretaria de Chefia de Gabinete, quer estreitar os laços com a juventude. Dentro das ações da Divisão de Políticas Antidiscriminatórias, teve início, nesta semana, uma série de palestras, que serão realizadas ao longo do ano em escolas estaduais, com o objetivo de conscientizar a juventude sobre seus direitos, mobilizar os jovens para a busca a consolidação de políticas públicas neste segmento. A meta é eleger, ainda neste semestre, a primeira composição do Conselho Municipal da Juventude.
De acordo com o chefe do Setor de Políticas Públicas para Juventude, Lucas Ferreira Marciliano, a atuação da Administração Municipal será como facilitadora e articuladora em todas as áreas. “Vamos mobilizar e incentivar a juventude para que se uma na busca por desenvolvimento de novas ações em educação, saúde e lazer”, destacou Marciliano.
Inicialmente, a articulação será realizada por meio de palestras motivacionais. A primeira foi realizada nesta semana na Escola Estadual pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, no Jardim Rosolen. A ação contou com uma parceria da Secretaria de Administração, por meio da Escola de Gestão Pública, que cedeu o palestrante Fernando Freire para a conversa com os alunos. O tema da palestra foi “Celebrando a vida, não desperdiçando oportunidades”.
“Procuramos fortalecer o diálogo do setor público com a juventude, por meio de atividades que incentivem os jovens a participar ativamente das questões sociais”, destacou a coordenadora da Divisão de Políticas Antidiscriminatórias, Sandra Fagundes Freire.
Jovens interessados em participar das ações de mobilização e buscar informações sobre o Conselho Municipal da Juventude, podem procurar a Divisão de Políticas Antidiscriminatórias, na rua Pastor Hugo Gegembauer, nº 35, no Parque Ortolândia. O telefone é o (19) 3819-6262.
quinta-feira, 20 de março de 2014
quarta-feira, 19 de março de 2014
De 1º de janeiro a 18 de março, as
equipes antidengue da Prefeitura de
Sumaré realizaram 38,4 mil ações diversas de orientação à população e,
principalmente, de combate ao mosquito transmissor do vírus da doença, o
Aedes aegypti. Atuam contra a dengue, em Sumaré, 42 Agentes de Controle de
Endemias, mais de 100 Agentes Comunitários de Saúde, técnicos da Sucen
(Superintendência de Controle de Endemias) e dezenas de servidores de
outras áreas, como Serviços Públicos, DAE (Departamento de Água e Esgoto)
e Comunicação, conforme há necessidade de apoio.
Sumaré realizaram 38,4 mil ações diversas de orientação à população e,
principalmente, de combate ao mosquito transmissor do vírus da doença, o
Aedes aegypti. Atuam contra a dengue, em Sumaré, 42 Agentes de Controle de
Endemias, mais de 100 Agentes Comunitários de Saúde, técnicos da Sucen
(Superintendência de Controle de Endemias) e dezenas de servidores de
outras áreas, como Serviços Públicos, DAE (Departamento de Água e Esgoto)
e Comunicação, conforme há necessidade de apoio.
Segundo a Vigilância Epidemiológica e o CCZ (Centro de Controle de
Zoonoses) da Prefeitura – órgãos do Departamento de Saúde Coletiva
responsáveis, respectivamente, pelo gerenciamento das ações e pelo combate
ao mosquito nos bairros –, Sumaré tinha, até o mais recente boletim
divulgado pelo Instituto Adolfo Lutz, 277 casos confirmados da doença em
2014, dos quais 276 são autóctones (ou seja, os pacientes foram picados em
Sumaré mesmo). Há duas suspeitas de óbitos pela forma grave da doença
(conhecida como “dengue hemorrágica”) sendo analisados no momento pelo
Adolfo Lutz, mas ainda sem resultado.
Em 2013, foram quase 2,5 mil casos,
e em 2007, pior ano da epidemia, 3.699
casos positivos. A Secretaria de Estado da Saúde trabalha com a
possibilidade de a doença atingir novamente 1% da população de algumas
cidades da região em 2014, entre elas Sumaré.
AÇÕES
Por isso, as ações de combate ao mosquito por parte da Prefeitura são
constantes e foram incrementadas este ano. Tais ações de combate e
prevenção foram previstas no Plano Municipal de Vigilância e Controle da
Dengue 2013/2014, aprovado em julho de 2013, e contam com aprovação do
Conselho Municipal de Saúde.
casos positivos. A Secretaria de Estado da Saúde trabalha com a
possibilidade de a doença atingir novamente 1% da população de algumas
cidades da região em 2014, entre elas Sumaré.
AÇÕES
Por isso, as ações de combate ao mosquito por parte da Prefeitura são
constantes e foram incrementadas este ano. Tais ações de combate e
prevenção foram previstas no Plano Municipal de Vigilância e Controle da
Dengue 2013/2014, aprovado em julho de 2013, e contam com aprovação do
Conselho Municipal de Saúde.
Para melhorar as condições de
trabalho dos agentes de controle de
endemias, a Prefeitura de Sumaré realizou a compra dos EPIs (Equipamentos
de Proteção Individual), e também conquistou um espaço para que vocês eles
consigam realizar os planejamentos da equipe em um ambiente mais
agradável.
endemias, a Prefeitura de Sumaré realizou a compra dos EPIs (Equipamentos
de Proteção Individual), e também conquistou um espaço para que vocês eles
consigam realizar os planejamentos da equipe em um ambiente mais
agradável.
Além dos procedimentos previstos
nesse Plano, que contemplam as ações da
Normativa Técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Plano
Nacional de Combate a Dengue, na data de 17/01/2014 foi realizada a
primeira reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, que aprovou
no mês subsequente seu regimento interno, o qual prevê a participação de
todas as Secretarias.
Normativa Técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Plano
Nacional de Combate a Dengue, na data de 17/01/2014 foi realizada a
primeira reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, que aprovou
no mês subsequente seu regimento interno, o qual prevê a participação de
todas as Secretarias.
Este Comitê Intersetorial de
Combate a Dengue tem como missão a
implementação do Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue. Desde
sua criação pela prefeita Cristina Carrara, em janeiro, diversas ações
foram incrementadas ou adotadas.
implementação do Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue. Desde
sua criação pela prefeita Cristina Carrara, em janeiro, diversas ações
foram incrementadas ou adotadas.
A Prefeitura também tem mantido um
trabalho constante de conscientização
da população, através da imprensa regional e da distribuição de 75 mil
panfletos de casa em casa pelas equipes do DAE, além de outros 25 mil
panfletos para os alunos da Rede Municipal de Educação entregues no início
do ano letivo, com informações sobre os cuidados para evitar criadouros do
mosquito Aedes aegypti nas residências – onde estão 48% dos criadouros das
larvas do inseto.
da população, através da imprensa regional e da distribuição de 75 mil
panfletos de casa em casa pelas equipes do DAE, além de outros 25 mil
panfletos para os alunos da Rede Municipal de Educação entregues no início
do ano letivo, com informações sobre os cuidados para evitar criadouros do
mosquito Aedes aegypti nas residências – onde estão 48% dos criadouros das
larvas do inseto.
Com o apoio da Sucen, estão sendo
realizadas sucessivas ações de
nebulização em diversas regiões “críticas” da cidade, aquelas que
apresentam muitos casos suspeitos num curto período. No momento, a ação
acontece na região do Maria Antônia e parte do Parque Florely, toda quarta
e quinta-feira, até o final de março, e deve abranger uma média de 180
quarteirões, com mais de dois mil imóveis.
nebulização em diversas regiões “críticas” da cidade, aquelas que
apresentam muitos casos suspeitos num curto período. No momento, a ação
acontece na região do Maria Antônia e parte do Parque Florely, toda quarta
e quinta-feira, até o final de março, e deve abranger uma média de 180
quarteirões, com mais de dois mil imóveis.
A Secretaria Municipal de Saúde
realizou no mês de fevereiro, no HES
(Hospital Estadual de Sumaré), treinamentos com médicos, enfermeiros e
Agendes de Controle de Endemias, para atualizar e trocar experiências a
respeito da dengue no município. Ao todo, receberam o treinamento
aproximadamente 150 profissionais da Rede Pública Municipal de Saúde.
(Hospital Estadual de Sumaré), treinamentos com médicos, enfermeiros e
Agendes de Controle de Endemias, para atualizar e trocar experiências a
respeito da dengue no município. Ao todo, receberam o treinamento
aproximadamente 150 profissionais da Rede Pública Municipal de Saúde.
Americana realiza Dia D contra o HPV neste sábado
Meta de imunização de 80% das adolescentes já foi atingida
Neste sábado (22), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Americana estarão abertas das 8 às 17 horas para o Dia D de vacinação contra o HPV. Com o tema "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção", a campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, visa reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo uterino no país.
As meninas com idade entre 11 e 13 anos que ainda não foram vacinadas no município deverão comparecer ao posto médico mais próximo de sua residência, acompanhadas pelos responsáveis, e apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.
Até o final da manhã desta quarta-feira (19), 3.482 adolescentes foram vacinadas em Americana, o que ultrapassa a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 3.422 meninas (80% da população de meninas entre 11 e 13 anos residentes na cidade).
Para o secretário de saúde, Fabrizio Bordon, a cobertura vacinal até o momento é reflexo do empenho e mobilização dos profissionais de saúde nessa campanha. “A Secretaria de Saúde estabeleceu um cronograma e até essa sexta-feira os profissionais estão se deslocando para 54 escolas da rede pública e privada de Americana para imunizar as adolescentes, daí já termos conseguido atingir a meta antes mesmo do final da semana”.
Mesmo com a meta atingida, Bordon fez, ainda, um apelo aos pais para que levem suas filhas para serem imunizadas nesse sábado. “Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil mortes em 2014. Por isso é de suma importância que os pais ou responsáveis não deixem de acompanhar suas filhas até a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina”, destacou.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas através de relação sexual. A vacina do HPV protege 99% contra o câncer do colo do útero provocado por dois tipos de HPVs existentes na vacina. Vale ressaltar que mesmo com a vacina, as meninas que já iniciaram atividade sexual devem usar o preservativo para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Em Americana, o exame de papanicolau que detecta o câncer do colo do útero é oferecido em todos os postos médicos.
O esquema vacinal compreende em três doses. A segunda acontece seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos também após a primeira dose. A Vigilância Epidemiológica vai fazer o monitoramento de todas as doses aplicadas nas meninas e a busca ativa para garantir o complemento do calendário vacinal. Em 2015, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.
Atenção Básica e modelos de atenção são temas da abertura da Semana de Saúde FAM
Claudia Borelli e Luiz Henrique Silva, subsecretária da Atenção Básica e coordenador da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria de Saúde respectivamente, abriram na noite desta segunda feira (17), a Semana de Saúde FAM, que acontece até o dia 21 de março, nas dependências do auditório Jamil Salomão da Faculdade de Americana. Talitha De Nadai, secretária de Ação Social e Desenvolvimento Humano também participou da abertura do evento.
Talitha ressaltou a importância do evento e agradeceu a oportunidade para expor o trabalho desenvolvido na rede de saúde municipal. “O município está investindo em ações que estão melhorando a qualidade de vida da população e este evento é um momento muito importante e uma oportunidade que temos para expor todo esse trabalho da rede de saúde pública. Tive a oportunidade de trabalhar com a equipe multidisciplinar da Saúde em minha trajetória na APAE e sempre priorizamos o atendimento mais humano. Americana tem investido muito na Saúde e é pioneira em ações que valorizam os profissionais da área”, disse.
Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, ressaltou a importância da instituição de ensino colocar na pauta do evento a saúde pública. “Muitos desconhecem os trabalhos da Secretaria de Saúde e a estrutura da rede de atendimento. Os estudantes, estagiários da FAM que atuam nas nossas unidades, são também agentes de comunicação e atuam divulgando nossas ações e serviços. Quanto mais gente informada, teremos mais moradores conhecedores da rede pública de saúde”, frisou.
Claudia e Luiz Henrique abordaram, com aproximadamente 500 alunos das áreas de Psicologia, Farmácia, Nutrição e Enfermagem, assuntos relacionados ao papel das Estratégias de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde no cuidado da saúde da comunidade, a importância dos estagiários dos cursos de saúde que atuam na rede pública e os programas do Ministério da Saúde implantados e em andamento em Americana.
A palestra teve como tema central a Atenção básica e Modelos de Atenção e para que mais alunos pudessem ser beneficiados com o assunto, no dia 21 de março, estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia participarão da apresentação do Luiz Henrique que além de coordenador é enfermeiro especializado em acupuntura.
Para ele, os profissionais de saúde têm papel fundamental na comunidade. “Somos educadores em saúde. Temos que utilizar a cultura e o conhecimento popular da comunidade de determinado território para transformarmos os moradores e atingirmos as questões determinantes e condicionantes da saúde da população assistida pela rede pública por meio da educação em saúde”, disse.
Ele completou acrescentando que no final da apresentação, os estudantes puderam fazer perguntas relacionadas ao tema. “Fui surpreendido por uma aluna que relatou que foi atendida pelos Agentes Comunitários de Saúde da Praia Azul e que teve todo o atendimento necessário prestado. Isso mostra que nossas ações de fato fazem efeito na comunidade”, mencionou.
Durante a abertura, Claudia informou a estrutura administrativa da Secretaria de Saúde e o trabalho realizado em relação à assistência à saúde. “Foi uma oportunidade de mostrar para os alunos como funciona a Secretaria de Saúde tanto em estrutura física como em relação ao atendimento”, comentou.
terça-feira, 18 de março de 2014
Rastreamento de pacientes agiliza tratamento do câncer de mama e colo de útero, em Hortolândia
Prefeitura de Hortolândia inicia chamada de mulheres cujo exames apontam alterações
A atenção à saúde da mulher, uma das prioridades do atendimento básico em Hortolândia, conta com um reforço na prevenção e tratamento do câncer de mama e colo de útero. No mês da mulher, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, apresenta o trabalho de rastreamento de pacientes que fizeram mamografia ou citologia oncótica (Papanicolau), com a análise dos resultados dos exames e marcação de consulta para aquelas que apresentaram alguma alteração.
A ação é realizada pela equipe do Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), que comemorou o primeiro ano de funcionamento neste sábado (15/03). Durante o evento de comemoração, o prefeito Antônio Meira também anunciou o novo Ambulatório de Aleitamento, que funcionará no Cesm, a partir de abril, dando continuidade ao atendimento das gestantes, com acompanhamento dos bebês até os seis meses de vida.
Em sua fala, Meira destacou o dinamismo na atuação dos profissionais do Cesm. “Atendemos de forma carinhosa, garantindo mais do que o tratamento, mas a humanização neste atendimento. Aqui são acompanhadas as gestantes, são feitos exames de mamografia e todas as pacientes recebem a atenção necessária”, disse Meira.
A coordenadora da unidade, Kátia Maria Vasques Maia, ressaltou a importância do trabalho de rastreamento. “Centralizamos a entrega dos resultados aqui no Cesm para que possamos analisar os exames. Caso haja alguma alteração, esta mulher é procurada pela nossa equipe já com uma data de consulta marcada. Ela inicia imediatamente seu tratamento. Desta forma, buscamos fazer a diferença”, afirmou.
Onde fazer os exames
A Secretaria de Saúde de Hortolândia também trabalha de uma forma diferenciada na hora de marcar os exames. Para a mamografia, o exame é oferecido, gratuitamente e sem fila de espera, no mês do aniversário das mulheres. Para isso, é preciso ter idade entre 50 e 69 anos. Quem nasceu em ano ímpar, o exame é ofertado também em ano ímpar; quem nasceu em ano par, o exame acontece no ano par. Por exemplo, uma mulher que nasceu em junho de 1952 pode agendar o exame para junho de 2014. Com isso, a mamografia é feita a cada dois anos, como rotina nos cuidados com a saúde da mulher. Para agendar, basta procurar a unidade de saúde, seja UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família), mais próxima de casa e pedir a marcação. O exame é realizado no Cesm, em até 15 dias.
Já o exame de Papanicolau é realizado na própria unidade de saúde, anualmente. Para o agendamento, a paciente deve ir até a UBS ou USF e fazer a marcação da consulta e a coleta da amostra para o exame.
Assinar:
Postagens (Atom)