ANÚNCIOS GOOGLE

terça-feira, 18 de março de 2014

Rastreamento de pacientes agiliza tratamento do câncer de mama e colo de útero, em Hortolândia


Prefeitura de Hortolândia inicia chamada de mulheres cujo exames apontam alterações
A atenção à saúde da mulher, uma das prioridades do atendimento básico em Hortolândia, conta com um reforço na prevenção e tratamento do câncer de mama e colo de útero. No mês da mulher, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, apresenta o trabalho de rastreamento de pacientes que fizeram mamografia ou citologia oncótica (Papanicolau), com a análise dos resultados dos exames e marcação de consulta para aquelas que apresentaram alguma alteração.

A ação é realizada pela equipe do Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), que comemorou o primeiro ano de funcionamento neste sábado (15/03). Durante o evento de comemoração, o prefeito Antônio Meira também anunciou o novo Ambulatório de Aleitamento, que funcionará no Cesm, a partir de abril, dando continuidade ao atendimento das gestantes, com acompanhamento dos bebês até os seis meses de vida.

Em sua fala, Meira destacou o dinamismo na atuação dos profissionais do Cesm. “Atendemos de forma carinhosa, garantindo mais do que o tratamento, mas a humanização neste atendimento. Aqui são acompanhadas as gestantes, são feitos exames de mamografia e todas as pacientes recebem a atenção necessária”, disse Meira.

A coordenadora da unidade, Kátia Maria Vasques Maia, ressaltou a importância do trabalho de rastreamento. “Centralizamos a entrega dos resultados aqui no Cesm para que possamos analisar os exames. Caso haja alguma alteração, esta mulher é procurada pela nossa equipe já com uma data de consulta marcada. Ela inicia imediatamente seu tratamento. Desta forma, buscamos fazer a diferença”, afirmou.

Onde fazer os exames

A Secretaria de Saúde de Hortolândia também trabalha de uma forma diferenciada na hora de marcar os exames. Para a mamografia, o exame é oferecido, gratuitamente e sem fila de espera, no mês do aniversário das mulheres. Para isso, é preciso ter idade entre 50 e 69 anos. Quem nasceu em ano ímpar, o exame é ofertado também em ano ímpar; quem nasceu em ano par, o exame acontece no ano par. Por exemplo, uma mulher que nasceu em junho de 1952 pode agendar o exame para junho de 2014. Com isso, a mamografia é feita a cada dois anos, como rotina nos cuidados com a saúde da mulher. Para agendar, basta procurar a unidade de saúde, seja UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família), mais próxima de casa e pedir a marcação. O exame é realizado no Cesm, em até 15 dias.

Já o exame de Papanicolau é realizado na própria unidade de saúde, anualmente. Para o agendamento, a paciente deve ir até a UBS ou USF e fazer a marcação da consulta e a coleta da amostra para o exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário