Claudia Borelli e Luiz Henrique Silva, subsecretária da Atenção Básica e coordenador da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria de Saúde respectivamente, abriram na noite desta segunda feira (17), a Semana de Saúde FAM, que acontece até o dia 21 de março, nas dependências do auditório Jamil Salomão da Faculdade de Americana. Talitha De Nadai, secretária de Ação Social e Desenvolvimento Humano também participou da abertura do evento.
Talitha ressaltou a importância do evento e agradeceu a oportunidade para expor o trabalho desenvolvido na rede de saúde municipal. “O município está investindo em ações que estão melhorando a qualidade de vida da população e este evento é um momento muito importante e uma oportunidade que temos para expor todo esse trabalho da rede de saúde pública. Tive a oportunidade de trabalhar com a equipe multidisciplinar da Saúde em minha trajetória na APAE e sempre priorizamos o atendimento mais humano. Americana tem investido muito na Saúde e é pioneira em ações que valorizam os profissionais da área”, disse.
Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, ressaltou a importância da instituição de ensino colocar na pauta do evento a saúde pública. “Muitos desconhecem os trabalhos da Secretaria de Saúde e a estrutura da rede de atendimento. Os estudantes, estagiários da FAM que atuam nas nossas unidades, são também agentes de comunicação e atuam divulgando nossas ações e serviços. Quanto mais gente informada, teremos mais moradores conhecedores da rede pública de saúde”, frisou.
Claudia e Luiz Henrique abordaram, com aproximadamente 500 alunos das áreas de Psicologia, Farmácia, Nutrição e Enfermagem, assuntos relacionados ao papel das Estratégias de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde no cuidado da saúde da comunidade, a importância dos estagiários dos cursos de saúde que atuam na rede pública e os programas do Ministério da Saúde implantados e em andamento em Americana.
A palestra teve como tema central a Atenção básica e Modelos de Atenção e para que mais alunos pudessem ser beneficiados com o assunto, no dia 21 de março, estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia participarão da apresentação do Luiz Henrique que além de coordenador é enfermeiro especializado em acupuntura.
Para ele, os profissionais de saúde têm papel fundamental na comunidade. “Somos educadores em saúde. Temos que utilizar a cultura e o conhecimento popular da comunidade de determinado território para transformarmos os moradores e atingirmos as questões determinantes e condicionantes da saúde da população assistida pela rede pública por meio da educação em saúde”, disse.
Ele completou acrescentando que no final da apresentação, os estudantes puderam fazer perguntas relacionadas ao tema. “Fui surpreendido por uma aluna que relatou que foi atendida pelos Agentes Comunitários de Saúde da Praia Azul e que teve todo o atendimento necessário prestado. Isso mostra que nossas ações de fato fazem efeito na comunidade”, mencionou.
Durante a abertura, Claudia informou a estrutura administrativa da Secretaria de Saúde e o trabalho realizado em relação à assistência à saúde. “Foi uma oportunidade de mostrar para os alunos como funciona a Secretaria de Saúde tanto em estrutura física como em relação ao atendimento”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário