Meta de imunização de 80% das adolescentes já foi atingida
Neste sábado (22), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Americana estarão abertas das 8 às 17 horas para o Dia D de vacinação contra o HPV. Com o tema "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção", a campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, visa reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo uterino no país.
As meninas com idade entre 11 e 13 anos que ainda não foram vacinadas no município deverão comparecer ao posto médico mais próximo de sua residência, acompanhadas pelos responsáveis, e apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.
Até o final da manhã desta quarta-feira (19), 3.482 adolescentes foram vacinadas em Americana, o que ultrapassa a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 3.422 meninas (80% da população de meninas entre 11 e 13 anos residentes na cidade).
Para o secretário de saúde, Fabrizio Bordon, a cobertura vacinal até o momento é reflexo do empenho e mobilização dos profissionais de saúde nessa campanha. “A Secretaria de Saúde estabeleceu um cronograma e até essa sexta-feira os profissionais estão se deslocando para 54 escolas da rede pública e privada de Americana para imunizar as adolescentes, daí já termos conseguido atingir a meta antes mesmo do final da semana”.
Mesmo com a meta atingida, Bordon fez, ainda, um apelo aos pais para que levem suas filhas para serem imunizadas nesse sábado. “Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil mortes em 2014. Por isso é de suma importância que os pais ou responsáveis não deixem de acompanhar suas filhas até a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina”, destacou.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas através de relação sexual. A vacina do HPV protege 99% contra o câncer do colo do útero provocado por dois tipos de HPVs existentes na vacina. Vale ressaltar que mesmo com a vacina, as meninas que já iniciaram atividade sexual devem usar o preservativo para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Em Americana, o exame de papanicolau que detecta o câncer do colo do útero é oferecido em todos os postos médicos.
O esquema vacinal compreende em três doses. A segunda acontece seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos também após a primeira dose. A Vigilância Epidemiológica vai fazer o monitoramento de todas as doses aplicadas nas meninas e a busca ativa para garantir o complemento do calendário vacinal. Em 2015, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário